Destinos de aventura e com experiências únicas, como Islândia, Patagônia e África; e viagens a lugares paradisíacos do Caribe, da Polinésia Francesa ou da Tailândia para celebrar datas especiais estão os sonhos dos viajantes brasileiros. Conheça também as tendências mundiais e boa viagem!
O que será sucesso em 2018?
por Simone Galib
Se há algo que milhares de pessoas no mundo não abrem mão é o hábito de viajar. Não importam os fenômenos climáticos, a falta de segurança em alguns países e até mesmo o câmbio desfavorável: sair em busca de novos destinos, culturas e pessoas continua como um dos maiores prazeres do ser humano. Depois de um 2016 muito difícil, o turismo no Brasil reagiu em 2017 e os passageiros fizeram as malas, principalmente na virada do ano quando a ocupação hoteleira em algumas capitais do país atingiu seus melhores índices.
As agências de viagens (físicas e online) também registraram maior volume de vendas. O Hotel Urbano, líder nacional no mercado online de hospedagem, teve no ano passado o melhor primeiro semestre da sua história, superando em menos de oito meses o faturamento de 2016 e obtendo lucro. No segmento luxo – mercado que cresce no Brasil 25% nos últimos quatro anos e esta mais imune a instabilidades econômicas – tudo vai muito bem, obrigado. Nesse nicho o que muda é apenas o desejo dos viajantes. E, afinal, o que eles querem desfrutar?
Lugares de aventura e experiências autênticas estão no ranking mundial e entre os brasileiros em 2018. Regiões pouco exploradas no Ártico, no Alasca e na Patagônia crescem em popularidade. A Islândia aparece mais uma vez como tendência mundial e aqui no Brasil, assim como aventuras na Antártida e no Círculo do Ártico. Planejar uma viagem para ver a aurora boreal é apontada como experiência única de toda uma vida pelos especialistas do setor. A preservação da vida selvagem e o turismo sustentável também são prioridades para viajantes preocupados com a sustentabilidade do planeta.
Lugares diferentes
Uma das mais fortes tendências em 2018 é a vontade de explorar lugares fora do circuito turístico tradicional, saindo da zona de conforto, segundo o Luxury Report da Virtuoso, rede líder de agências especializadas em viagens e experiências de luxo, com cerca de 800 associados e 16 mil consultores em mais de 45 países. O levantamento mostra um dado curioso: os turistas brasileiros mais experientes querem viajar para países como Irã, Líbano, Ruanda, Cuba e Islândia. Outros dois destinos, que foram objeto de desejo em 2017, prevalecem: África do Sul, com seus incríveis parques naturais, e Japão, o país asiático que reúne modernidade, alta tecnologia e história milenar. O mesmo vale para Portugal, que vai continuar atraindo pela facilidade da língua, qualidade de vida, atrações históricas/culturais e bom custo-benefício.
Por falar em tendências, esqueçam aqueles roteiros básicos. Os destinos de aventura, com paisagens exuberantes, como a Costa Rica, na América Central, ou de culturas mais exóticas, caso do Marrocos, na África – aparecem em 1° lugar na lista de desejos de 2018. As pessoas também buscam cada vez mais experiências imersivas e existenciais que não estão nos guias de viagens. Na avaliação dos especialistas, fazer amigos locais e descobrir bairros fora do circuito tradicional de atrações são as melhores maneiras de conhecer um destino. “Seja um viajante e não um turista”, aconselham os consultores da Virtuoso.
As viagens, além de oferecer descanso e lazer, hoje também são usadas cada vez mais como ritos de passagem. Não por acaso, o 2° lugar do ranking é ocupado pelos roteiros de celebração. Ou seja: datas especiais merecem uma comemoração à altura, de preferência bem longe de casa. Assim, casamentos em praias paradisíacas da Polinésia Francesa, lua de mel em resorts no Caribe, nas ilhas Maldivas ou na Tailândia; e renovação de votos em destinos inspiradores, como Itália e ilhas Seychelles, estão na lista de desejos dos brasileiros para fazer as malas ao longo deste ano.
Outra palavra que ganha cada vez mais importância no dicionário dos viajantes (especialmente os do segmento de luxo) é exclusividade. Assim, tudo o que for personalizado, como viagens em jatos privados ou em iates que chegam a lugares onde os navios não vão, tendem a despertar grande interesse no mercado. Os viajantes também continuarão interessados em roteiros com a família (um nicho que vem crescendo desde 2010, segundo os consultores da Virtuoso) para estreitar laços e resgatar os momentos de convívio. Esses programas, chamados de multigeracionais, são perfeitos para enriquecer o repertório e as memórias de crianças e adolescentes. Entre os destinos preferidos para viagens familiares, destacam-se a África do Sul, Portugal, Itália, Orlando, Austrália e Montanhas Rochosas, no Colorado (EUA).
Ainda no quesito tendências, as viagens gastronômicas e os cruzeiros (marítimos e fluviais) continuarão em alta. No levantamento dos consultores da Virtuoso, os destinos prediletos dos brasileiros para conhecer em 2018 a bordo de navios são o Mediterrâneo, o Alasca com suas paisagens nevadas, as ilhas gregas, o Caribe, a Amazônia e rios da Europa.
O que querem os millennials
Conectados em tempo integral, independentes, atraídos por novidades e influenciadores em suas mídias sociais, os millennials – a geração que nasceu na era da tecnologia, após o ano 2000 – recebem atenção mais que especial do setor de viagens. E para onde esta turma tão antenada de brasileiros deseja viajar em 2018?
Em 1° lugar está a Austrália, na Oceania, que os atrai pela ótima qualidade de vida, belas praias, cidades seguras e bem planejadas. É hoje o destino preferido dos jovens para trabalhar, estudar e se divertir. A Tailândia, na Ásia, e a Tanzânia, na África Oriental (país famoso por suas belas paisagens naturais), aparecem empatadas em 2° lugar. Eles também querem viajar pelo Brasil (o 4° lugar), Costa Rica, e Omã, país no Golfo Pérsico, que faz fronteira com os Emirados Árabes, não se envolve em conflitos e tem uma cultura milenar. A galera sabe das coisas!
Jujuy: um destino muito especial!
A província no norte da Argentina é famosa pelas suas montanhas coloridas.
Você já ouviu falar de Jujuy? Pois esta incrível região no extremo norte da Argentina, muito visitada por europeus e americanos, é bastante desconhecida dos brasileiros, embora esteja no país vizinho. Mas deixará de ser: a Aerolineas Argentinas estreou no dia 6 de janeiro de 2018 um voo direto partindo de São Paulo para a capital San Salvador de Jujuy. Os voos semanais (três horas de duração) serão operacionalizados no alto verão (até 17 de fevereiro). Com clima andino, o lugar se encaixa perfeitamente nos destinos tendência que mesclam aventura, cultura e experiências únicas.
Assim que aterrissamos na província temos a sensação de estar cruzando as cidades ancestrais do Peru. Mas, Jujuy tem personalidade própria, natureza exuberante e montanhas que chegam a exibir várias tonalidades de cores. Não por acaso a Quebrada de Humahuaca, no vale andino e com um passado geológico de 600 milhões de anos, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco na categoria paisagem cultural. A capital San Salvador fica no Vale de Jujuy, a poucos quilômetros da Quebrada, sendo um importante centro de desenvolvimento agrícola, turístico, mineral e comercial de toda essa região andina argentina. Além disso, é terra de gente hospitaleira, alegre e muito festiva.
Com formações rochosas da Cordilheira dos Andes, La Quebrada de Humahuaca, na parte central da província, é um vale recortado ao norte pelo Rio Grande e vegetação onde predominam os cactos. Vale sempre uma parada em Pumamarca (a 65 km da capital), onde está o Morro de Sete Cores, e a feira de artesanato. É uma delícia percorrer as lojinhas e observar as barriquinhas forradas de produtos típicos dos Andes, como roupas de lã, mantas coloridas, chapéus e um artesanato muito parecido ao das cidades peruanas do Valle Sagrado. Leve sempre pesos argentinos porque não há ainda casa de câmbio no local. Eles aceitam dólares (US$1 equivale a 19 pesos), mas o troco vem na moeda local.
Há muita coisa para explorar em Jujuy, como trilhas por florestas selvagens (na região Yungas), parques naturais, termas e as Salinas Grandes, um mar imenso e totalmente branco de sal, além de boa gastronomia. O voo direto a partir de São Paulo é uma parceria do governo da província com um pool de agências de viagens brasileiras, que estão vendendo pacotes de uma semana, incluindo as principais atrações, com preços promocionais a partir de US$ 1.300.
Este é o primeiro passo para tornar esse destino tão especial no coração da América do Sul, fazendo fronteira com a Bolívia e o Chile, mais popular por aqui. Sem o voo direto da ação promocional, o acesso à região é feito via Buenos Aires (a província fica a 1.623 km da capital argentina, ou cerca de duas horas de voo) em voos regulares até o Aeroporto Internacional Horacio Guzmán, em São Salvador de Jujuy. Esse destino tem tudo para definitivamente na lista de desejos e no mapa de viagens dos brasileiros!