
Com a aproximação das festas de final de ano e das férias de verão, é hora de programar a assistência para o animal de estimação, que nem sempre pode acompanhar o dono na viagem. Saiba o que fazer antes, durante e depois!
Pet S/A
por Larissa Enohata
Longe do Pet, e agora?
Todo mundo merece seu descanso, mas o que acontece com o seu bichinho enquanto você viaja? Sejam anos ou algumas horas de convivência, animais de estimação criam vínculos emocionais profundos com seus donos. Uma despedida, mesmo que breve, pode afetar a saúde e bem-estar do seu pet. A seguir, algumas dicas para facilitar a separação.
Antes da viagem
Existem diversas opções de hospedagem para o seu animal, mas amigos e familiares são as melhores escolhas por sua familiaridade. Pet sitters vão na sua casa passar um tempo com seus fiéis companheiros. O PetAnjo é uma plataforma que ajuda a conectar donos de animais e cuidadores.
Hotéis e resorts especializados também são opções, mas variam de acordo com a personalidade do seu animal. Além disso, cachorros e coelhos são extremamente apegados aos seus donos. Nesses casos, especialistas aconselham deixar com o pet algum pertence do dono para que cheiro ajude a aliviar um pouco a ansiedade da separação.
Durante a ausência
Mesmo sabendo que o seu pet será muito bem cuidado, a saudade bate e com ela a vontade de verificar como eles estão. Se você escolheu deixar seu pet com conhecidos ou um cuidador, organize datas e horários para uma chamada de vídeo, já que ouvir sua voz pode ajudar a acalmar o animal. Caso você tenha um smartphone encostado em casa, basta instalar um aplicativo de vigilância (como o Manything, para Ios, e IPCamera para Android) e posicioná-lo na direção em que seu bichinho costuma ficar.
O reencontro
É possível que seu animal fique um pouco chateado com você enquanto estiver viajando. A melhor maneira para voltar às boas graças do seu amigo é levá-lo para um passeio daqueles pela cidade. Dê uma bela caminhada, passe na La Botteghe Di Leonardo, sorveteria artesanal com diversas opções para humanos e cães. Deixe que ele corra e desfrute sua liberdade no Cão Solto, espaço em Pinheiros que conta com comida, monitoria e apoio médico para o seu pet.
Outros animais, como os gatos, podem estranhar a sua volta, por isso o melhor é ser afetuoso mas dar espaço para o bichano processar a mudança. Dar alguns petiscos é uma boa ideia, mas não exagere. Passar um tempo ouvindo música suave e dando carinho a ele pode ajudar a aliviar o estresse da separação.